sábado, 5 de março de 2016

O que é "Pour On"?

"Pour on", em inglês, significa “derramar sobre”. "Spot on", também em inglês, significa "direto". Ambos podem ser entendidos como tendo o mesmo significado.

Algumas pessoas, por distração, acabam dando uma injeção com esse tipo de produto no animal e a intoxicação pode ser grave!

Eis como funciona:

Antipulgas, carrapaticidas e vermífugos para cães e gatos muitas vezes são apresentados neste tipo de embalagem. Seu principal benefício é diminuir o estresse (seu e do cão ou gato), pois não precisa dar injeção e nem fazer engolir comprimidos.

Os antipulgas e carrapaticidas, ao contrário do que muita gente pensa, não entram na corrente sanguínea do animal, ficam na pele (nas glândulas de gordura) e durante um mês são liberados continuamente nos pelos. Os parasitas não precisam morder o animal para morrerem, entrar em contato com a substância no pelo é suficiente e isso o torna eficaz para animais que tem alergia à picada de pulgas.

Basta quebrar o lacre da bisnaga como indicado na embalagem, afastar os pelos da nuca do animal e derramar o líquido sobre a pele (por isso “pour on” ou "spot on" - passar direto na pele). Por que na nuca? Por que diminui as possibilidades do animal lamber e passar mal... se lamber um pouquinho, não tem problema, ele só vai babar um bocado por ter gosto ruim.

Já os vermífugos apresentados neste tipo de embalagem também são passados na pele da nuca dos gatos mais rebeldes. Aqui são absorvidos pela pele para agirem lá no intestino e matarem alguns tipos de vermes.

Fique atento se o produto pode ser utilizado em cães e gatos! Lembre-se que são animais diferentes e nem sempre o que serve para cães pode ser usado em gatos.

Geralmente esses medicamentos são contraindicados para filhotes com menos de 2 meses.

Lembre de sempre lavar as suas mãos e tenha atenção com as crianças pequenas que tendem abraçar cães e gatos e muitas vezes logo levam a mão à boca. Pode causar algum tipo de alergia e ser perigoso se engolido.

Fique sempre atento à bula do produto e consulte sempre o Médico Veterinário de sua confiança para maiores detalhes e alternativas ao uso desse tipo de produto.
By Prskavka at Slovak Wikipedia (Transferred from sk.wikipedia to Commons.) [Public domain], via Wikimedia Commons

2 comentários:

  1. Muito boa explicação. Eu estava totalmente fora da realidade, em saber o significado da palavra pour on, agora com essa explicação fiquei ibem informada. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Só não entendo o porque dos profissionais não falarem termos mais simples e não técnicos com nós, simplificaria muito o diálogo.

    ResponderExcluir